Muitos leitores me têm perguntado pelas receitas de bebés. As minhas amigas recém-mamãs também já me pediram que cozinhasse papas, mais sopas e bolachinhas. Enfim, é de facto um universo por descobrir.
A Camila começou há cerca de dois meses a Alimentação Diversificada e surgiram-me muitas dúvidas pelo caminho. Algumas foram dissipadas pelo pediatra, outras por uma nutricionista que conheci há pouco tempo, a Catarina Trindade. A Catarina é mestranda em Nutrição Pediátrica na Universidade Católica do Porto e, como tal, é a pessoa ideal para esclarecer todas as dúvidas que tenham em relação à alimentação dos vossos bebés.
Sintam-se, portanto, à vontade para lhe colocar questões, aqui na caixa de comentários.
Este bolo de cenoura foi feito para um workshop sobre Alimentação Saudável para a Família que eu e a Catarina demos na escola da Camila em parceria com a loja Bio & Natural, do El Corte Inglés Gaia Porto.
Fizemos um livro com várias receitas e ainda cozinhei dois bolos para prova, um dos quais este de cenoura.
Eis o verdadeiro teste: afinal, o bolo é para os miúdos, mas se eles não gostassem de que me serviria que fosse saudável?

E será que gostaram?

Todos adoraram. 
A receita é muito simples. As cenouras são biológicas, com um sabor genuíno a cenoura (já repararam como é triste fazermos comentários como “sabe mesmo a morango?”, que só significa que já nos habituamos a comer alimentos que não sabem àquilo que deveriam?), usei tâmaras para adoçar (em vez do açúcar) e azeite como alternativa à manteiga. Fica pronto num ápice. E pode ser dado a partir dos 12 meses de idade.

Experimentem fazê-lo na festa de aniversário do vosso bebé. Ou num fim-de-semana.
Eles também merecem comer um “doce” 🙂

INGREDIENTES

PREPARAÇÃO

  1. Pré-aquecemos o forno a 180º C.
  2. Cozemos as cenouras e trituramos no processador de alimentos, juntamente com as tâmaras.
  3. Colocamos o preparado anterior numa taça de batedeira, juntamos os ovos, os flocos, o sumo de laranja e o azeite e batemos até obtermos uma textura homogénea. Juntamos o fermento e a canela e mexemos só até incorporar.
  4. Vertemos o preparado para uma forma pequena, previamente forrada com papel vegetal, e levamos ao forno por 20 a 30 minutos, sem ventoinha (fazemos o teste do palito para confirmar).

Descubram mais receitas biológicas para crianças aqui.

Espero-vos no instagram
@puro_blog

GuardarGuardar