Antes de mais: uma justificação.
Se este post tivesse outro título que não este, seria A Camila nasceu, o blogue segue dentro de momentos.
Quando enviei a receita deste maravilhoso (perdoem a falta de modéstia) bolo de chocolate para o P3 na passada sexta-feira, estava longe de imaginar que, logo na madrugada seguinte, teria a minha filha – e como isto ainda soa estranho? – nos braços.
Passaram cinco dias; a vida mudou num minuto.
É a primeira vez que consigo abrir o computador desde então. Os dias têm sido demasiado intensos e absorventes – e as noites particularmente chatas – para que me restem forças anímicas para publicar as coisas que tinha previstas, com a regularidade habitual. Assim que todos nos ajustarmos, tudo voltará ao seu ritmo. Ou assim espero 🙂 
Agora o que me traz aqui: reparem que o bolo não é altamente calórico e não precisa de batedora, nem de ovos separados. Se isto não é motivo suficiente para vos convencer, esperem só até levarem o primeiro garfo à boca.
E para um bolo apetitoso, nada como cerâmicas supimpas DaTerra.


Do que precisas:

200 g de chocolate negro 70% de cacau 
90 g de açúcar amarelo ou mascavado 
100 g de manteiga magra sem sal 
4 colheres de sopa de farinha com fermento para bolos Nacional
3 ovos L 
125 ml de água a ferver
Vamos a isto: 

  1. Pré-aquece o forno a 180º C. 
  2. Parte o chocolate em pequenos pedaços e derrete-o juntamente com a manteiga em banho-maria. Retira do lume e adiciona o açúcar, a farinha, os ovos e a água a ferver. Envolve bem com uma vara de arames (mas sem bater). 
  3. Unta uma forma pequena (18 cm de diâmetro) com manteiga, polvilha-a com farinha e verte a massa. Leva ao forno por 15 a 20 minutos (confere com o teste do palito). Quando arrefecer polvilha com cacau em pó. 

Dica: acompanha com morangos frescos e iogurte natural.

O Sweet Bigas também está no