Adoro queijo. No meu frigorífico coabitam vários tipos e, para mim, a felicidade também é isso. Um dos meus melhores amigos não gosta de queijo, nem de natas, e tem um faro semelhante ao da Bigas para detectar possíveis tentativas de engodo. Pior: já me disse que o blogue tinha “demasiadas receitas com queijo” e isto ainda agora começou. Adiante.
Domingo ao final do dia. Em cima da mesa, e aos últimos raios de sol, estas bruschettas de salmão fumado. À sombra, a ampulheta de areia fina, que cronometra precisa e velozmente os segundos para o recomeço de uma nova semana. De desafios que se aproximam. À sombra, a esperança, como numa cadeira de baloiço, que vem, que vem.
INGREDIENTES
[2 pessoas]
4 fatias de pão saloio
4 fatias de salmão fumado
Queijo ricotta a gosto (ou queijo fresco)
Alcaparras a gosto
Meia cebola roxa laminada
Azeite q.b.
Orégãos secos q.b.
Gotas de limão (facultativo)
PREPARAÇÃO
- Pincelamos as fatias de pão (apenas um dos lados) com um fio de azeite, polvilhamos com orégãos e tostamos num grelhador até apresentarem um tom dourado.
- Retiramos e barramos generosamente com ricotta. Por cima, dispomos uma fatia de salmão fumado, alcaparras e meias-luas finas de cebola roxa.
- Repetimos o processo para as restantes fatias de pão e, na altura de servir, esprememos algumas gotas de limão para intensificar a frescura.
Tenham uma boa semana. Mais curta esta 🙂
[O Sweet Bigas também está no Facebook e no Instagram (@anachaves)]