“Gosto que a minha mãe me traga ao parque e que venha com comida. Traz sempre imensas coisas e o pai costuma ajudá-la, embora reclame um pouco. 
No início, achava que íamos fazer um piquenique ou algo desse género. Estendíamos o paninho, comíamos e bebíamos. Só que não é nada disso. Enquanto eu corro na relva e me zango com os gatos, a minha mãe está sempre concentrada no que ela diz ser um trabalho. Até me dá vontade de rir, mas, como sou uma canídea, não sei fazê-lo. 
É um bocado tonto aquilo de torcer e amarrotar os panos se estavam tão bem dobrados e bonitos. O mesmo se passa com os outros apetrechos: espalha-os por todo o lado como se isso tivesse alguma piada. Ainda bem que não sou eu que tenho que arrumar. Ser-se cadela é uma grande vantagem nestas alturas. 
Noto que de vez em quando aponta a máquina em direcção a este meu focinho de peluche. Já lhe disse, do alto da minha maioridade, que só apareço quando quero. Tenho vincos inquebráveis e não são só os da pele.
Quando ela termina as produções fotográficas, ou lá o que aquilo é, sentamos-nos a comer. Os três. A comida está sempre fria, mas para mim não faz diferença. O que eu lhe queria mesmo dizer é que podíamos fazer isto todos os dias.”

Nota da mãe: Antes de irem comprar o camarão, talvez devessem ler este artigo que escrevi para o P3 há muito pouco tempo – porque, infelizmente, só agora é que descobri também.

INGREDIENTES
[4 pessoas]

Para o caril de camarão:
600 a 700 g de miolo de camarão limpo, calibre 30/40
1 cebola doce
2 dentes de alho sem gérmen
1 colher de sopa de caril Ras El Hanout*
5 sementes de cardamomo
Sementes de mostarda q.b.
Grãos de pimenta preta q.b.
1 lata de leite de côco light
Meia maçã granny smith
Coentros picados q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Para a banana no forno:
2 bananas-pão
1 ovo
4 colheres de sopa de farinha de aveia
4 colheres de sopa de sementes de sésamo

PREPARAÇÃO

Do caril:

  1. Começamos por alourar a cebola e os alhos picados num tacho com um fio de azeite. 
  2. Acrescentamos as especiarias (caril, cardamomo (usamos apenas as sementes do interior), sementes de mostarda e grãos de pimenta preta) e deixamos cerca de três minutos, em lume brando, para libertar sabor. 
  3. Juntamos o camarão, envolvemos para incorporar e deixamos apurar um pouco mais.
  4. Por fim, adicionamos o leite de côco, a metade da maçã, descascada e ralada, o sal e um punhado de folhas de coentros e deixamos cozer cerca de cinco minutos, mexendo a meio.
Das bananas:
  1. Partimos as bananas no sentido do comprimento e novamente a meio no sentido da largura (ou vice-versa).
  2. Passamos cada uma das metades pelo ovo batido e, de seguida, panamos em farinha e sementes de sésamo, repetindo o processo até terminar.
  3. Dispomos as bananas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levamos ao forno pré-aquecido a 170º graus cerca de 15 a 20 minutos ou até as sementes dourarem (o tempo no forno vai depender da maturação das bananas).

Servimos com arroz basmati – e a certeza de um bom momento pela frente.

* Compro sempre o caril, e a maioria das minhas especiarias, nesta loja em Miguel Bombarda.

[O Sweet Bigas também está no Facebook e no Instagram (@anachaves)]