Se o amor fosse um bolo seria pequeno e inteiro, tinha o formato de coração e saberia a chocolate derretido e a caramelo.
Há receitas que são verdadeiros fenómenos – e eu consigo entender porquê. Quando partilhei uma destas fotografias pela primeira vez no @instagram tive o maior número de reações que me lembro de ver. No século XXI, as coisas medem-se mais ou menos por este prisma: o número de gostos que determinada coisa tem e, a par disso, os comentários de quem efetivamente teve a sorte de provar.
Este trabalho, alusivo ao Dia dos Namorados, foi feito para o blogue da MO – que está por tempo indeterminado offline – mas não merecia ficar na pasta digital a acumular pó (também ele virtual).
Quando virem os passos da receita perceberão como é inacreditavelmente simples de fazer; quando a provarem vão pedir bis, como diria o Sérgio Godinho.
E para aqui estamos em salamaleques
a lamber mãos feitas para abanar leques
a pedir bis, a gritar bravo,
a aplaudir, muito bem
e até domingo que vem
Não têm de quê. 🙂
INGREDIENTES
[para 6 fondants]
100 g de chocolate negro (70% de cacau)
100 g de manteiga magra sem sal
2 ovos inteiros
2 gemas de ovo
100 g de açúcar amarelo
110 g de farinha sem fermento
6 caramelos (usei Werther’s original soft)
[opcional:
1 pacote de natas frescas
1 colher de sopa de açúcar em pó]
PREPARAÇÃO
- Pré-aquecemos o forno a 190º C (sem ventoinha).
- Num tacho pequeno, derretemos a manteiga. Partimos o chocolate em pequenos pedaços e colocamos numa taça. Juntamos ao chocolate a manteiga bem quente e mexemos com uma vara de arames até obter uma mistura sem grumos.
- Numa taça à parte, batemos os ovos e as gemas com o açúcar até que triplique de volume. Adicionamos a mistura de chocolate e a farinha peneirada. Mexemos bem.
- Vertemos o preparado para as formas* previamente untadas com manteiga. Introduzimos um caramelo no centro de cada forma e levamos a cozer por cerca de 8 a 10 minutos.
- Batemos as natas com o açúcar em pó até obtermos o ponto de chantilly. Reservamos.
- Retiramos os fondants das formas e servimos de imediato – acompanhamos com natas batidas, morangos ou com sorvete de tangerina.
*também se podem usar ramequins que possam ir ao forno.
A forma que usei é Nordic Ware.