Há cerca de oito meses, a conceituada confeitaria Tavi cresceu e abraçou um novo espaço do outro lado da rua.
A verdade é que, quando recebi o convite para conhecer a Tavi Padaria – assim se chama o novo membro da família -, eu já a conhecia. E lembro-me perfeitamente da primeira vez: dois dias antes do Natal, onde me abasteci generosamente de pão para rabanadas (ah, as saudosas rabanadas a vapor!).
Entretanto, já lá tinha ido outras vezes comprar pão, mas nunca me havia sentado à mesa.

Desta feita, foi diferente. Impunha-se um almoço e árdua tarefa de provar alguns dos ex-libris da carta, nomeadamente, a foccacia. 
Chegámos com os ponteiros a bater nas 12h30 e no espaço de meia hora a padaria encheu. Não havia nem mais uma mesa livre.
Adorei, com todas as letras e sentido que a palavra assume, o pão da foccacia. Mais alto e fofo do que habitualmente encontramos, ultra-fresco e com um leve travo a azeite.
Mas, para mim, o prato de almoço – que, naquele dia, incluía sardinha assada servida em broa de milho com salada de pimentos e um preço que já não se pratica na Foz – foi a cereja no topo do bolo. 
Fez-me lembrar o São João e foi o melhor prenúncio do que se avizinha. Oxalá, na próxima sexta-feira, eu encontre sardinhas tão bem preparadas, quer no ponto de cozedura, quer no de sal.
Se nada disto vos encheu as medidas – algo de errado se passa, mas -, saibam que a carta tem sempre três pratos do dia, sopa, pizzas feitas na hora ou baguetes.
Sumos detox (3€) e focaccia de salmão fumado (também há de presunto)

O conceito nada tem que ver com a casa-mãe, o que é óptimo até porque não faria qualquer sentido, mas a qualidade mantém-se, o que é perfeito. 

O ambiente é leve e descontraído como se quer à beira-mar e há uma “kids zone” para os miúdos brincarem à vontade.
A primeira fornada sai às 7h da manhã, muito cedo para a maioria dos mortais que ainda não saiu de casa pelo que – surpresa! – a Tavi Padaria entrega ao domicílio o pão fresquinho e estaladiço. O difícil será escolher entre duas dezenas de variedades, mas se aceitam uma sugestão, o multicereais e o de alfarroba são os meus preferidos. Fico à espera de saber quais são os vossos.
Nota ainda para a brilhante ideia de fazerem lancheiras escolares saudáveis, com pão e fruta, que será implementada no início do próximo ano lectivo.
Há ainda workshops familiares e infantis frequentemente, o que me parece uma bela forma de ocupar e divertir as crianças ao fim-de-semana.

Tavi Padaria | Rua da Senhora da Luz, 356, Porto | 223 198 248 | Horário 2ª a sáb, 7h15-20h; dom, 8h-20h | Nota: 85%

Também estamos aqui