Bem-vindos à minha nova morada! ♥ 

O PURO é, tal como o nome indica, um lugar sem artifícios.
Uma extensão virtual de um modo de vida onde se privilegia a arte de viver devagar. A qualidade sempre sobre a quantidade e em tudo: do trabalho à alimentação, passando pela vida familiar e momentos de lazer.

Para este epíteto, achei que deveria partilhar um sítio onde a harmonia flui de uma forma única e se encontra a real acepção da expressão slow living. Chama-se Casa Modesta e descobri-a há um par de semanas, altura em que estava – à semelhança de muitos de vós, imagino – a precisar desesperadamente de arejar.

O terreno para nos espreguiçarmos e fruirmos da envolvente sob os cantares animados da passarada.

A pouco mais de seis quilómetros de Olhão, em Quatrim do Sul, longe da habitual azáfama da costa algarvia, ergue-se este turismo rural eco sustentável.

Arquitetura sublime, nove quartos, uma piscina, horta biológica e um pequeno-almoço do outro mundo que combina frescura e diversidade, surpresas quotidianas servidas sob a forma de bolos caseiros ou papas reconfortantes – de milho (o típico xerém algarvio), de quinoa (ver a minha reinterpretação mais abaixo), de aveia –, fruta da época e chá de cultivo próprio.

De portas abertas desde abril de 2015, ao leme desta Casa Modesta estão Carlos e Nuno, os anfitriões que, a par com Guida, uma exímia cozinheira, nos fazem sentir verdadeiramente em casa.

O projeto de arquitetura, que já conquistou vários prémios, é da autoria do gabinete PAr, fundado por três arquitetas entre as quais Vânia, uma das proprietárias da Casa Modesta e irmã de Carlos.

A vista do nosso quarto

As praias mais bonitas estão a apenas alguns minutos de carro – o carro é fundamental para explorar os arredores: jantar peixe fresco em Olhão ou conseguir uma mesa no mais que lotado Noélia e Jerónimo, contemplar Cacela Velha ou apanhar o comboio até à Praia do Barril são algumas das inúmeras opções que aquela zona oferece.

Como se os bons motivos já não sobejassem, a dois passos está a ecovia do litoral que atravessa o Algarve de uma ponta à outra. Um trajeto de rara beleza feito sobre terra batida com a companhia permanente da Ria Formosa e dos flamingos. Gostei tanto, que, em quatro dias, fiz o percurso três vezes de Quatrim à Fuzeta, ora a pedalar, ora a correr.

É, sem dúvida, um dos sítios mais bonitos onde já tive oportunidade de ficar, um paraíso e onde o tempo leva o ritmo das marés.

Ficam algumas fotografias e uma receita (como não podia deixar de ser!):

O pequeno-almoço é diferente todos os dias.
O que não muda é o facto de ser sempre delicioso.
As redes de descanso e a cabana de palha que um dia será uma sauna.
A entrada de um jantar supimpa: muxama de atum com toranja e rúcula.
Cacela Velha, um dos lugares mais bonitos do mundo
A Camila na praia da Fuzeta

– RECEITA –
Papas de quinoa com curcuma

Eis a minha reinterpretação de uma receita servida durante a nossa estadia.
A quinoa é um super cereal, não contém glúten e é o único alimento de origem vegetal que possui todos os aminoácidos que o nosso corpo necessita. Esta receita é leve, saudável e perfeita para começar o dia com energia.

Espero que gostem!

INGREDIENTES

  • 200 ml de bebida vegetal de arroz biológica (0% de açúcares adicionados)
  • 1 colher de sobremesa de curcuma em pó (ou fresca, ralada)
  • 1 pau de canela
  • 1 casca (vidrado) de limão
  • 100 g de quinoa biológica (previamente demolhada por 8 a 12 horas)
  • Canela em pó e mel de rosmaninho, para servir

PREPARAÇÃO

  1. Num pequeno tacho, em lume médio/alto, colocamos a bebida de arroz, a curcuma, o pau de canela e a casca de limão.
  2. Assim que começar a fervilhar, adicionamos a quinoa. Mexemos continuamente até o preparado estar cremoso e o grão da quinoa cozido. [Se necessário, vamos juntando mais bebida de arroz, a pouco e pouco, mexendo sempre.]
  3. Servimos numa taça, polvilhado com canela e um fio de mel.


INSTAGRAM

O PURO tem a sua conta própria de Instagram!
Podem seguir em @puro-blog