Inauguramos o blogue com uma receita para o pequeno-almoço. É a nossa refeição favorita, não podia ser de outra forma.

Em Kafka à Beira-mar, Oshima, uma das personagens deste livro de Haruki Murakami, dizia que “a perfeição só pode ser atingida após uma série de imperfeições”. A conversa passa-se durante uma viagem de carro e a propósito de uma sonata, mas lembrei-me dessa frase enquanto fazia estas panquecas.


Testei a receita pelo menos três vezes, e de todas as vezes substituí ingredientes ou alterei as quantidades. Primeiro com leite magro, depois com bebida de côco; uma vez sem mirtilos, outra com; à terceira só acrescentei fermento. Ficam mais bonitas. Ao contrário do que sugere o escritor japonês, em nenhuma das vezes ficaram imperfeitas – só menos perfeitas. Mas eu sabia que podia melhorar. E a verdade é que se não tivesse feito todas aquelas experiências nunca chegaria a este resultado. Cozinhar, para mim, também é isto.

INGREDIENTES
[4 panquecas altas e fofas]

90 g de farinha branca fina
30 g de farinha integral
150 ml de bebida de côco (uso Alpro)
1 banana pequena, madura, esmagada
Meio copo de iogurte de aroma de côco
1 ovo
1 colher de café de fermento em pó (uso Royal)
1 pitada de sal
Mirtilos q.b.

PREPARAÇÃO

  1. Pela ordem indicada, juntamos todos os ingredientes numa taça, excepto os mirtilos, e mexemos com uma vara de arames.
  2. Acrescentamos os mirtilos e envolvemos com cuidado.
  3. Numa frigideira anti-aderente e sem gordura, deitamos uma concha de massa de cada vez. Assim que fizer pequenas bolhas, viramos a panqueca e douramos do outro lado. Repetimos o processo até terminar a massa. 

[O Sweet Bigas também está no Facebook e no Instagram (@anachaves)]