Quando soube que o espaço biológico do El Corte Inglés Gaia Porto tinha grão-de-bico seco tratei logo de pensar numa receita onde o pudesse usar. É que a par da abóbora é o ingrediente que mais tenho consumido – porque me apetece sempre – neste Outono quase Inverno, muito à semelhança do que aconteceu no ano passado por esta altura (vejam este caril de abóbora e grão). Quer isto dizer, que esta salada resvala para a perfeição.

Já vos tenho falado inúmeras vezes sobre a importância e os benefícios de consumirmos ingredientes orgânicos e tenho lido, desse lado, comentários de quem se desmotiva facilmente devido ao preço dos produtos. Alguns podem ser quase proibitivos, é verdade, mas há muitos cuja diferença é mínima, igual ou mesmo inferior (normalmente na fruta ou produtos a granel).
Este grão-de-bico que deu para duas refeições de duas pessoas custou pouco mais de 1,50 euros. Ou seja: por cada pessoa e por refeição ficou abaixo dos 40 cêntimos. Só que falar de alimentação biológica ou de princípios sustentáveis não é ver apenas a etiqueta do preço ou o rótulo com o símbolo verde sem percebermos o que está por detrás. É sobretudo sabermos que, além de comermos o que é mais saboroso e o melhor para o nosso organismo, não comprometemos o meio ambiente. Felizmente, a boa consciência prolifera sem espartilho e as prateleiras enchem-se de produtos destes, à espera do lume para se tornarem alimento.
Outrora considerado um alimento dos pobres (quando estes não podiam consumir proteínas de origem animal como carne ou peixe), o grão é uma excelente fonte proteica de baixo valor calórico, rico em vitamina E, fibra, ferro e zinco. Tradução: esta leguminosa, tão pequena quanto poderosa, previne o colesterol, a diabetes tipo II, o cancro e a obesidade. E depois, de mansinho, vem a abóbora: já repararam naquela cor viva, própria de quem ilumina qualquer sítio onde aparece?
Ora, eu, que já tinha desenhado mentalmente uma salada que envolvesse abóbora e grão, recebo como presente de aniversário o novo livro da Ella Woodward (a Deliciously Ella) onde consta uma receita com esses ingredientes e que se não era o que eu queria mesmo fazer, era quase. Retive-a.
É uma proposta vegan e foi um verdadeiro sucesso cá em casa, capaz de conquistar os meus tímpanos com os mais rasgados elogios. E isso dito por omnívoros sabe ainda melhor.

Este frasco é tão bonito!

INGREDIENTES
[Adaptada do livro Deliciously Ella Todos os Dias]

Para a salada
250 g de grão-de-bico seco biológico
1 abóbora manteiga biológica
1 colher de chá de curcuma
Meia colher de chá de gengibre em pó
Meia colher de chá de pimentão doce biológico
Orégãos secos q.b.
Mistura de 3 pimentas
Sal e pimenta preta moída na altura q.b.
1 fio generoso de azeite Oliveira da Serra bio
3 rodelas/pétalas de tomate seco biológico
1 mão cheia de rúcula biológica (ou espinafres baby ou agrião)

Para o molho
1 colher de sopa de azeite Oliveira da Serra bio
1 colher de chá de vinagre de maçã
1 colher de chá de curcuma biológica
1 colher de chá de mel (usei este de laranjeira)

PREPARAÇÃO

  1. Demolhamos o grão previamente [demolhei durante a noite]. No dia seguinte, escorremos a água e cozemos o grão num tacho com água fervente temperada com sal cerca de 30 minutos. Reservamos até que arrefeça [se preferirem grão já cozido, ignorem este passo. Mas não sabem o que perdem!].
  2. Pré-aquecemos o forno a 200º C com ventoinha.
  3. Descascamos a abóbora e laminamo-la em tiras de 1,5 cm (como na imagem). Colocamos a abóbora num tabuleiro, temperamos com curcuma, gengibre em pó, pimentão doce, orégãos, sal e pimenta e juntamos o azeite. Envolvemos bem e levamos ao forno por 20 minutos, até a abóbora estar macia e dourada. 
  4. Colocamos o grão-de-bico num outro tabuleiro, temperamos com a mistura de pimentas (moí no almofariz) e, aproveitando o forno ligado, assamos o grão por 20 minutos, até ficar semi-rígido [uma espécie de pipocas de grão].
  5. Retiramos os tabuleiros do forno e esperamos que arrefeçam.
  6. Fazemos o molho envolvendo todos os ingredientes num pequeno frasco.
  7. Numa outra taça, misturamos a rúcula, o tomate seco picado e metade do molho. 
  8. No fundo de um prato largo, colocamos a rúcula, sobrepomos a abóbora e, de seguida, o grão. Finalizamos com o restante molho.

Outras receitas com abóbora:
tarte de abóbora e especiarias
lasanha light de abóbora e requeijão
conchas recheadas com mozzarella, abóbora e caju

Também estamos no 
&

Post escrito em parceria com o espaço Bio & Natural do El Corte Inglés Gaia-Porto